DISCURSO DO PRÍNCIPE DOM GABRIEL NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Ontem, dia 7 de novembro de 2017, a Câmara dos Deputados do Congresso Nacional realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 200 anos da chegada da Arquiduquesa Leopoldina da Áustria ao Brasil, por ocasião de seu casamento com o então Príncipe Real de Portugal, Brasil e Algarves, Dom Pedro de Alcântara de Bragança. A comemoração se insere no contexto das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil (7 de Setembro de 2022), na qual o Casal Real desempenhou uma papel fundamental, culminando em sua aclamação como Imperador e Imperatriz do Brasil.

A solenidade, presidida pelo Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia, contou com a presença de honra de S.A.R. o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, representando seu tio, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, que estava impossibilitado de comparecer, além de autoridades brasileiras e os Embaixadores de Portugal e da Áustria no Brasil. Também presentes, veteranos e jovens monarquistas de Brasília e região, que decoraram o Plenário Ulysses Guimarães com inúmeras Bandeiras do Império, ostentando orgulhosamente o Verde dos Bragança e o Amarelo dos Habsburgo.

Em seu discurso, o Príncipe Dom Gabriel agradeceu e louvou, em nome de seu tio, o Chefe da Casa Imperial e toda a Família Imperial, a iniciativa de se realizar essa série de celebrações anuais até o Bicentenário em 2022, além de enaltecer a figura veneranda de sua pentavó, a Imperatriz Dona Leopoldina, que foi a primeira pessoa a exercer a Chefia do Estado no Brasil Independente – tendo sido a então a Princesa Real, enquanto Regente na ausência do marido, que se encontrava em São Paulo, a decretar a Independência do Brasil, no dia 2 de setembro de 1822 –, além de representar, na nossa História, uma figura dotada de valores e virtudes essenciais para qualquer estadista e que, infelizmente, têm feito grande falta no Brasil desde o golpe republicano de 15 de novembro de 1889.

Na ocasião, o Príncipe Dom Gabriel também fez a obliteração do selo comemorativo dos Correios, alusivo aos 200 anos da chegada da Arquiduquesa Leopoldina ao Brasil, e foram entregues premiações aos vencedores dos concursos culturais voltados à comemoração da efeméride. Foi, sem dúvida, uma belíssima comemoração, que evidenciou os altíssimos valores da Monarquia Constucional, bem como a necessidade de se restaurá-la no Brasil – queira Deus que antes das comemorações do Bicentenário da Independência!

Curta a página da Casa Imperial do Brasil no Facebook: http://fb.com/promonarquia

Siga-nos no Instagram: http://instagram.com/promonarquia

————————

♛ Grupo do Telegram:
https://t.me/frentemonarquicabrazileira

♛ FMB no Facebook:
https://www.facebook.com/frentemonarquicabrazileira

Frente Monárquica Brazileira
✯ “In hoc signo vinces” ✯

source